DTM

Tratamento para dores da articulação temporomandibular

Dores na Articulação

No nosso crânio, o único osso móvel é a mandíbula. E, para que ela possa se encaixar no crânio, existe a Articulação Temporomandibular (ATM). Assim como temos dores no joelho quando abusamos de algum exercício físico, podemos ter dor na ATM se não usamos os músculos da mastigação exclusivamente para a função à que foram desenhados (ou seja, para abrir e fechar a boca e mastigar). Além disso, eles são músculos posturais, ou seja, mantém a mandíbula em postura de boca fechada, mas os dentes entreabertos. Sendo assim, os nossos músculos foram feitos para aguentar contato de força dental durante 20 min por dia – nossos dentes só devem encostar durante nossa alimentação, durante o restante do tempo, eles estão em postura.

young-woman-having-headache-isolated-on-a-white-background_HYZatECBi
bruxismo

Bruxismo

Nossa vida atual, cheia de estresse, faz com que tenhamos hábitos não funcionais: morder tampa de caneta, mascar chicletes, dormir em má postura, etc. Como consequência, os nossos músculos trabalham a mais e geram fadiga muscular. Também podemos considerar o apertamento dental (que é ficar com os dentes em contato – super comum em quem trabalha concentrado) e o bruxismo (que é ranger de dentes), como causadores deste cansaço muscular. Porém, a fadiga gera dor.

Dor Crônica - cabeça, pescoço e ombros

Como os nossos músculos da cabeça e pescoço são todos interligados, o nosso corpo “recruta” músculos auxiliares para ajudar na tarefa na qual os músculos da mastigação não estão dando conta. Juntamos músculos do pescoço e do ombro, e temos a combinação de tensão muscular crônica. Por isso, frequentemente, quem sobre de Disfunção Temporomandibular Muscular, normalmente também sofre de dor de cabeça crônica e dor no pescoço e ombros. Além disso, existem problemas anatômicos na ATM: assim como em toda articulação do nosso corpo, pode ocorrer artrite e artrose. Para tratamento dessas condições, é necessário uma avaliação criteriosa e, são usadas terapias minimamente invasivas, como exercícios de fisioterapia, agulhamento seco (técnica que consiste em desmanchar os pontos de ativação de dor), relaxamento muscular, medicação, entre outras.

dor na cabeça

Profissional responsável pelo tratamento de DTM

Dra Camila Scremin

Especialista em Ortodontia, Mestre em Disfunção Temporomandibular, Habilitação em Toxina e Preenchimento, Especialista em Harmonização Facial
View Details

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

E COMECE SEU TRATAMENTO AGORA MESMO